Consumidores AB são mais abertos a experimentarem culinária exótica (08/08/2013)

Aumento da renda e do tempo livre nos últimos anos estimulam o consumo de pratos de outras culturas e a busca por restaurantes com cardápio étnico

O cenário econômico positivo impacta o consumo dos brasileiros, favorecendo a frequência de se comer fora. Pesquisa realizada pela Mintel mostra que consumidores de classes mais altas declaram ter aumentado o consumo fora do domicílio. Na pesquisa, que é parte do relatório Mudanças nos Hábitos Alimentares, 10% dos consumidores das classes AB declaram: “Meu salário aumentou nos últimos anos, o que me permitiu experimentar novos restaurantes”. Ao mesmo tempo, 6% dos consumidores das classes C1 e C2 fazem a mesma declaração.

Devido ao aumento de salário, aliado com maior tempo livre, consumidores da classe AB têm mais dinheiro e tempo para comer fora de casa. Aliás, 57% dos consumidores das classes AB, contra 47% dos pertencentes a C1, declaram que “comer fora é algo que você pode fazer com frequência”.
Cada vez há mais brasileiros interessados em culinária. Os consumidores de classe AB, além de comerem fora regularmente, também são mais interessados em experimentar novos restaurantes e alimentos do que os brasileiros de outras classes socioeconômicas. A abertura a novas comidas reflete, em parte, suas viagens mais caras, e isso também os influencia a terem um paladar mais aventureiro quando se trata de escolher as refeições de casa.
 Além de serem mais propensos a experimentar alimentos locais quando viajam, eles também são os mais abertos a comidas exóticas. O aumento da renda desses consumidores propicia mais oportunidades para os produtos importados e  a aqueles que seguem tendências internacionais no país, assim como para os produtos regionais e locais feitos no Brasil.
Ademais, enquanto quase três em cada cinco pessoas da classe AB declaram ter o hábito de comer fora de casa com frequência, segundo a pesquisa da Mintel, 16% deles comem usualmente em fast food. Isso destaca que o fato deles estarem mais propensos a comer fora não somente influencia a demanda por restaurantes gourmet, mas também traduz o desejo de comer em fast food que sirva comidas gourmet.
Estes dados apontam que existe uma oportunidade de atingir esse consumidor por meio de comidas diferentes e também por restaurantes fast food. Como esse tipo de restaurante oferece refeições rápidas, e os consumidores declaram estar comendo mais fora, existe a oportunidade de se oferecer comidas exóticas em restaurantes fast food ou de comidas rápidas no período do almoço, nos dias de trabalho.
Uma das oportunidades é a criação de restaurantes pequenos e rápidos especializados em um tipo de culinária ou prato apenas, o que simplifica o preparo e o atendimento, fazendo com que a refeição seja gourmet e rápida. Essas tendências já estão evidentes em alguns países; por exemplo, de acordo com o relatório Mintel Ethnic Restaurants and Takeaways – UK – March 2013, restaurantes que são especialistas em um tipo de comida estão crescendo, como, por exemplo, as casas especializadas em lamen, que oferecem um produto étnico de rápido preparo a um preço acessível. No Brasil, as temakerias também estão crescendo e apresentam formato similar.
Outro formato, popular em países como EUA e Reino Unido, são os food trucks (“caminhões de comida”). Seria um formato parecido ao que temos no Brasil, onde se compra comida de um veículo estacionado na rua, porém, em outros países, já há propostas que são mais gourmet e étnicas, como por exemplo, o food truck La Empanada nos EUA, que oferece empanadas argentinas, e o Ed’s Lobster Bar Kiosk, que faz receitas com lagosta. Esse tipo de negócio pode atender a demanda do consumidor de classe AB por comidas diferentes, rápidas, práticas e que podem ser consumidas on the go.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s