Já pensou em dividir a comida que sobrou em casa com os vizinhos? (10/01/2014)

Cookisto promove a economia colaborativa através da venda de refeições caseiras

.

Todo mundo já teve vontade de bater na porta do vizinho e pedir para provar aquela comida que deixou a rua toda cheirando bem. A deliciosa novidade é que agora existe um site para fazer isso.

Cookisto é um espaço onde quem cozinha pode vender um pouquinho de alimento para quem está com fome. Seja para ganhar um dinheiro extra ou para evitar desperdício, a proposta é sucesso na Grécia, seu país de origem, e agora começa a se espalhar por outros países.

O funcionamento é simples: assim que a refeição começa a ser preparada, um anúncio é publicado no site, com localização, descrição e preço. Quem está por perto pode fazer a reserva e combinar um ponto de encontro para a entrega. Os preços costumam ser mais econômicos do que restaurantes e a comida saudável e com o inconfundível toque caseiro.

Com mais de 12 mil cozinheiros só na Grécia, Cookisto é um dos exemplos que mostra acooperação do povo grego para superar o momento difícil do país. “Não é só pelo dinheiro. Sinto que estamos trabalhando em conjunto para superar a crise. Muitos estudantes estão lutando para conseguir pagar as contas. Eu já estive assim … cansada de comer pão e tele-entrega. É bom que eu posso fornecer a eles alimentos que suas mães iriam cozinhar e por muito pouco”, explica à BBC a cozinheira Marilena Zachou, que com frequencia oferece no site a comida que prepara para sua família.

Muito mais do que uma forma de matar a fome, Cookisto é uma comunidade de valorização da alimentação caseira e da tradição familiar na preparação de receitas. A proposta promove a economia colaborativa e estimula a confiança e solidariedade entre desconhecidos. Será que a moda pega aqui no Brasil?

Imagem.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s