Ranking blogs de gastronomia (11/12/2012)

Paladar cibernético
Já por 3 anos, o EnoEventos publica a classificação dos sites/blogs de vinhos pela quantidade de acessos, conforme levantamento efetuado na página americana alexa.com. O assunto desperta sempre grande interesse dos leitores e, ainda mais, dos próprios editores, que podem dessa forma se posicionar quanto à popularidade de suas páginas em relação aos demais participantes.

Com isso, imaginamos que deve despertar igual interesse a classificação dos sites/blogs dedicados à gastronomia e partimos para a realização de um levantamento da classificação global das páginas brasileiras referentes a esse tema.

O que nos chamou a atenção foi a grande quantidade de endereços que não são atualizados há alguns meses ou anos, evidenciando um comportamento já observado nos blogs de vinho, mas que em relação à gastronomia é muito mais comum: muita gente começa a escrever sobre gastronomia, elabora críticas sobre restaurantes, divulga receitas, mas desiste em curto espaço de tempo. Com isso, há um sem-número de iniciativas que continuam no ar, sem nunca mais terem sido atualizadas. Esses mortos-vivos não foram, é claro, considerados em nosso levantamento.

Foi difícil encontrar endereços de gastronomia com atualização regular. No total, conseguimos compilar um total de 36 sites/blogs, quantidade significativamente menor do que os 82 sites/blogs de vinhos que incluímos em nossa mais recente análise.

Ausências importantes
O alexa.com publica apenas a classificação do endereço principal de uma página Internet. Com isso, os blogs hospedados em sites de jornais ou revistas não são individualmente classificados por aquele serviço e, portanto, não puderam ser incluídos em nosso levantamento. Essa condição faz com que alguns dos mais importantes blogueiros de gastronomia não façam parte de nosso estudo.

Outras eventuais ausências devem ser motivadas por simples omissões. Como este é o primeiro estudo que elaboramos nessa área, é bem provável que tenhamos deixado de fora alguns endereços significativos. Portanto, solicitamos a quem detectar alguma ausência que por favor nos informe, para que possamos, na próxima edição, complementar nosso estudo.

A classificação
A tabela abaixo exibe o resultado do levantamento, com as páginas classificadas do 1º ao 36º lugar. A primeira coluna apresenta a classificação relativa dos 36 endereços. A última coluna apresenta a classificação global dos sites/blogs (x 1000), dentre os mais de 30 milhões de páginas analisadas pelo alexa.com no mundo inteiro.

Por exemplo, a página de gastronomia mais bem colocada, a Basílico, que aparece com a classificação global 236, ocupa na verdade o 236.244º lugar dentre todas as página do mundo, sobre todos os assuntos.

Note-se que essas informações são voláteis e sofrem pequenas alterações a cada dia. Os dados apresentados foram pesquisados nos dias 10 e 11 de dezembro.

Eis a classificação:

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s